sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Novidades!!!


Oi pessoal!

Hoje a tarde levamos o Bernardo em sua segunda consulta, com a Doutora Maristela na clinica Tio Cecin. O Bernardo esta ótimo, esta com 5025 kg e 55 cm.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Fotinhos Novas


quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O Desenvolvimento de um Bebê


Há uns tempos que andava à procura (mas não muito intensamente) de um artigo que falasse acerca dos marcos mais importantes no desenvolvimento de um bebé. Hoje encontrei um artigo que fala de um modo simples acerca dos principais marcos mensais. É claro que não são regras, mas apenas comportamentos indicativos, pois cada bebé tem o seu ritmo e está sujeito a diferentes estímulos.

UM MÊS
Dorme bastante.Visão é limitada. O bebê vê somente se o objecto for colocado próximo a seus olhos.Movimenta o corpo em cadência com a voz.Chora por comida e mama a cada três ou quatro horas, mas os intervalos podem ser menores.Reage aos sons mais altos e pode assustar-se com ruídos inesperados.Como estimular a aprendizagem: conversas, sorrisos, toques, músicas de embalar e olhar directamente nos olhos.
Meninos:Estatura: 55 cmPeso médio: 4,2 Kg
Meninas:Estatura: 53 cmPeso médio: 4 Kg

DOIS MESES
Acompanha pessoas e objectos.Consegue emitir sons.Tenta levantar o tórax com a cabeça. Nessa fase, o bebê está com os músculos do pescoço mais enrijecidos.Acalma-se ao ouvir vozes e sorri.Mexe braços e pernas desordenadamente por causa da falta de coordenação.Tentar pegar objectos suspensos.Como estimular a aprendizagem: levantá-lo para ver ao seu redor, colocar objectos próximos a seu campo de visão e instalar móbiles no berço.
MeninosEstatura: 57cmPeso médio: 5 Kg
Meninas:Estatura: 55 cmPeso médio: 4,8 Kg

TRÊS MESES
Glândulas lacrimais começam a funcionar.Reconhece os pais.Começa a firmar a cabeça.Ganha peso.Agita-se com brincadeiras, escuta música e responde aos estímulos dos pais com sorrisos, sons vocálicos e gritinhos.Brinca com as próprias mãos, levando-as à boca.Consegue segurar objectos com firmeza por alguns minutos.Fica de bruços e apoia-se nos antebraços para ver o que acontece ao seu redor.É curiosa. Procura objectos que foram removidos para longe de sua visão e segue objectos com o olhar até 180 graus.Como estimular a aprendizagem: brincar com gestos e palavras, colocar um chocalho em sua mãozinha e levar para passear.
MeninosEstatura: 61 cmPeso médio: 5,7 Kg
MeninasEstatura: 60 cmPeso médio: 5,5 Kg

QUATRO MESES
Grita forte.Demonstra preferência por brinquedos.Ri bastante e expressa desagrado.Reconhece a voz dos familiares.Podem ser incluídos na alimentação sumos e papinha de frutas.Capacidade visual aumentada.Fica em pé quando segurado pela cintura.Explora objectos com a boca.Balança brinquedos sonoros.Como estimular a aprendizagem: oferecer objectos interessantes para o toque e imitar seus próprios sons.
MeninosEstatura: 62 cmPeso médio: 6,3 Kg
MeninasEstatura: 61 cmPeso médio: 6,1 Kg

CINCO MESES
Imita caretas.Segura objectos com firmeza e consegue arrastar-se para pegar neles.Chupa os dedos dos pés e brinca com eles.Percebe o barulho dos brinquedos.Fica atento para o que acontece ao seu redor.Balbucia.Movimenta-se com mais agilidade e pode rolar.Tenta fazer força para sentar-se.Consegue discernir uma voz doce de uma áspera.Demonstra com expressão fácil algo que lhe desagrada.Chacoalha brinquedos, brinca de esconder e passa objectos de uma mão a outra.Como estimular a aprendizagem: brincar na hora do banho e tocar músicas variadas.
MeninosEstatura: 63 cmPeso médio: 6,9 Kg
MeninasEstatura: 62 cmPeso médio: 6,7 Kg

SEIS MESES
Leva tudo à boca.Olha quando é chamado.Podem nascer os primeiros dentinhos (geralmente os centrais superiores).Fica sentado.Balbucia monossílabos associados com figuras.Gosta de brincar de esconder.Estica os bracinhos para pedir colo.Elege o brinquedo favorito.Como estimular a aprendizagem: dar alimentos diferentes para manusear, muito carinho e atenção e incentivo para que se arraste para pegar nos brinquedos.
MeninosEstatura: 64 cmPeso médio: 7,5 Kg
MeninasEstatura: 63 cmPeso médio: 7,3 Kg

SETE MESES
Grita e ri alto.Ensaia gatinhar, mas ainda não consegue.Tem uma visão maior do mundo.Apanha pedacinhos de comida e come.Adora trocar objectos de uma mão a outra.Levanta os braços em saudação.Tem reações de estranheza a pessoas e objectos não conhecidos. Sente medo.Repete os próprios sons.Como estimular a aprendizagem: deixá-lo livre para explorar seus brinquedos e dar o maior número de objetos sonoros.
MeninosEstatura: 66 cmPeso médio: 8 kg
MeninasEstatura: 65 cmPeso médio: 7,7 Kg

OITO MESES
Ganha força no quadril e alguns conseguem gatinhar.Senta sozinho.Adquire mais dois dentinhos.Começa a entender o significado do não.Começa a ficar de pé com apoio.Segura objectos com a ponta dos dedos.Bate palmas.Coloca vários cubos dentro de uma caixa.Acena e pára quando lhe dizem “não�?.Manifesta sentimentos de raiva quando é contrariado.Como estimular a aprendizagem: passear ao ar livre, mostrar tudo o que acontece ao redor. A mãe deve demonstrar que continua por perto, pois nessa fase o bebé percebe que é uma pessoa separada dela e isso o angustia.
MeninosEstatura: 68 cmPeso médio: 8,4 Kg
MeninasEstatura: 67 cmPeso médio: 8,2 Kg

NOVE MESES
Consegue gatinhar bem. Adquire mais força nos pés.Gosta de ser o centro das atenções e faz gracinhas.Agarra-se a móveis e consegue se levantar.Podem nascer mais dentinhos.É capaz de usar chávena ou copinho.Muito activo durante o dia: olha entre as pernas abertas, empilha dois cubos, imita sons, encontra brinquedos escondidos, gosta de atirar objectos ao chão e vê-los cair e repete sílabas.Como estimular a aprendizagem: mantê-lo em pé para fortalecer sua musculatura, oferecer livros com cores fortes, conversar e explicar tudo o que será feito, seja no banho, na refeição ou na troca de roupa.
MeninosEstatura: 69 cmPeso médio: 8,9 Kg
MeninasEstatura: 68 cmPeso médio: 8,6 Kg

DEZ MESES
Senta e levanta sozinho.Dá tchau.Pode falar pai e mãe.Gatinha bem e fica em pé com apoio.Gira a parte superior do corpo para alcançar um objecto.Melhora a habilidade manual.Começa a definir qual mão será a dominante.Troca passinhos com apoio.Imita sons e pode falar dissílabos.Interesse por fotos, desenhos e figuras.Como estimular a aprendizagem: contar histórias, mostrar figuras de livros infantis e dar brinquedos de encaixe.
MeninosEstatura: 71 cmPeso médio: 9,3 Kg
MeninasEstatura: 70 cmPeso médio: 9,1 Kg

ONZE MESES
Suporta bem ficar períodos sozinho.Brinca com outras crianças.Caminha com apoio, desloca-se segurando em móveis e passa da posição de pé para sentado.Vira páginas de um livro, segura copos e chama adultos e crianças para brincar.Ganha mais dentinhos.Atende a “dá�?, mas não solta o objecto.Move-se com agilidade, sobe e desce de móveis e escadas, abre gavetas, etc.Começa a ter noção do que é proibido e permitido.Como estimular a aprendizagem: brincar de tirar e colocar objectos de uma caixa e cantigas de roda.
MeninosEstatura: 73 cmPeso médio: 9,6 Kg
MeninasEstatura: 72 cmPeso médio: 9,4 Kg

DOZE MESES
Interesse pelas cores.Coopera para se vestir.Entrega um brinquedo quando pedem.Linguagem fica mais apurada.Dá uns passinhos, mas prefere gatinhar.Pode fazer alimentação variada com a família e gosta de comer com as mãos.Define gostos e aversões e pode ter menos apetite.Lembra onde estão guardados seus brinquedos.Como estimular a aprendizagem: imitar sons de bichinhos e estimular a andar.
MeninosEstatura: 75 cmPeso médio: 10,1 Kg
MeninasEstatura: 74 cmPeso médio: 9,8 Kg

fonte: http://www.farmais.com.br/revista-s.asp?Sect=Sa%FAde&Nr=79

domingo, 5 de outubro de 2008

Lembrancinhas!!! Mamae fez todas!


Esta lembrancinha nascimento...

Esta mamãe também fez é um sachet no modelo fraldinha.
Estas foram colocadas nas mesas, no dia do Chá. Na ponta foi colocado um balão.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

E Assim Chegou Bernardo!!!

Foram 9 meses de espera...
Exatamente 38 semanas!

Durante esse tempo...
Criamos expectativas...
Contruimos sonhos...
Desvendamos mistérios...
Desenvolvemos paciência...
Planejamos os próximos dias...
Concretizamos desejos....

E como se fosse num passe de mágica...
O dia que demorou tanto a chegar, estava lá!
11 de Setembro!

O dia amanheceu cedo...
Exatamente 24:00 algo aconteceu e me despertou...
Não.. não era o despertador...
Era o coração!

Meio apavorada, gritei AMORE....
E um SIM em poucos segundos acalmou meu coração...
Acho que a bolsa estourou....
Estavamos os dois... ligados... unidos.. e acordados esperando a hora da grande chegada!

Tudo estava pronto...
As malas?
Estavam no quartinho dele só esperando....
Foi só levantar...
Se despedir da barriga... e seguir!
Destino? a felicidade!

O coração já batia mais forte...
O nó na garganta aumentava a cada km percorrido...
O medo?
Tomava conta de mim...
E o silêncio, do carro!!!

Estávamos em sintonia pelo coração...
Não era necessário dizer nada...
Apenas olhares traduziam nosso sentimento: AMOR!

As horas passaram rápidas...
Da chegada até a grande hora:
muitos sorrisos me confortaram...
algumas risadas quebravam o silencio...
a cumplicidade traduzia a certeza:

Mãe e amigos de verdade são dádivas de Deus!

Tinha chegado a grande hora...
Ouvi meu nome...
Era hora de ir ao grande encontro...

O nó na garganta se tornava maior...
As palavras que sempre foram grandes companheiras...
DESAPARECERAM!

Exatamente às 1:30 da manhã entrei...
Roupas diferentes...
Sentimentos confusos...
Fiquei sozinha...
Era a hora, e somente EU poderia estar lá!

Acompanhada apenas por ela...
Que não saiu da minha mente por nenhum instante...
Nossa Senhora do Bom Parto!

Ao chegar lá...
Me dei conta que nada podia dar errado...

Rodeadas de anjos sem asas..
Fui me acalmando...
Algumas piadas dos anjos azuis...
E um abraço do anjo principal!
Dra. Jussimara, obrigada!

O grande medo...
Foi dando espaço a confiança...
A menina com medo de agulha...
Dando lugar a mulher forte...
O soro na mão...
Dando lugar ao soro no braço...
A anestesia?
Veio acompanhada por um mais um anjo azul..
Teve anestesia???
Nem senti!


Ele chegou...Meu Amore....
Apertou minha mão e disse: Tudo bem?
Eu sorrindo respondi: Comigo SIM e vc?
Agora estava tudo pronto!

Dali em diante...
O mundo poderia desabar...
Nada, nem ninguém abalaria o "silencio" que tomava conta de mim...
Ansiosa...
As palavras voltaram com força total!

E como uma música...
Ele chorou!
Forte, bravo e único!
Tornando meu momento iluminado!

Seu cheirinho...
Sua temperatura tocando meu corpo...
Sua boca tocando minha pele...
Seu dedinho segurando o meu!

Agora tudo fazia sentido...
A espera...
A preparação..
A angustia..
O medo...
O sonho...
A REALIZAÇÃO!

E foi assim...
às 2:18 do dia 11 de Setembro de 2008...
Ele chegou!


E desde então...
A menina?
Se tornou mãe.
Das mais corujas...
Das mais ciumentas...
Das mais fortes...
Das mais bobas!

E ele?
Se tornou pai!
Dos mais companheiros...
Dos mais corujas...
Dos mais carinhosos...
Dos mais babões!

E nós?
Nos tornamos uma família completa..
Com mãe, pai, filho,!

E isso...
Só pode ser felicidade!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

sábado, 13 de setembro de 2008

Nasceu o Bernardo!!!


Oi pessoal, o Bernardo nasceu no dia 11 de Setembro! Isso mesmo, estava entrando na 38.a semana, fui na médica a tarde e a cesariana estava confirmada para o dia 22. De repente, à noite senti que a bolsa estourou... Fomos à maternidade e o médico plantonista disse que realmente a bolsa tinha estourado e o parto teria que ser realizado imediatamente! Pegou todos de surpresa! Só deu tempo para ligar para o avós, e em poucos instantes nosso tão esperado Bernardo veio ao mundo, pesando 3 kilos e 330 gramas e medindo 48 cm. Que bênção de Deus!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

38 SEMANAS....




O bebê está ganhando cerca de 30 gramas por dia agora. Seus intestinos estão acumulando grande quantidade de mecônio (as primeiras excretas do bebê). A circunferência da cabeça e a do abdome têm agora o mesmo tamanho. O peso está acima dos 3 quilos e o tamanho próximo de 50 cm.

A MAMÃE
  As falsas contrações de parto são muito irregulares mas podem ser muito dolorosas. Essas dores podem ser sentidas em várias partes do seu corpo (costas, baixo ventre e bacia).As verdadeiras contrações de parto começam no fundo do útero e se espalham para baixo por todo o útero, região lombar e pelve. O verdadeiro trabalho de parto torna-se mais forte e doloroso à medida que progride e não é aliviado por mudanças de posição.

O PAPAI
  Você olhou de relance para a mamãe e notou seu perfil, aquela grande barriga...e se sentiu momentaneamente culpado. Ela está cansada, excêntrica, com tonturas, não pode dormir porque tem de ir ao banheiro a cada 30 minutos, com azia crônica e indigestão e seu mau humor é um reflexo dos desconfortos tardios da gravidez. Você se sente responsável por tudo? Vamos refletir um pouco. A mãe não pode conceber sem o pai ou vice-versa. A gravidez é uma atuação de equipe. É claro que você não passou por todos aqueles desconfortos físicos mas você fez a sua parte se preocupando em manter o bem estar dela. Esteja lá com ela. É tudo o que ela quer. Mostre que seu amor não diminuiu por causa dessas alterações. Você pode ajudar a mamãe a aliviar essa carga final, simplesmente estando a seu lado. Não se sinta culpado; ao contrário sinta-se um COMPARSA dessa trama.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Hum.... 37 semanas!!!!

O BEBÊ

A partir de 37 semanas o bebe estará pronto para nascer. Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 cm agora. O corpo está mais arredondado e rechonchudo devido a novos depósitos de gordura, mantendo a temperatura cerca de 1ºC acima da temperatura materna. Os intestinos acumulam uma considerável quantidade de mecônio que é usualmente eliminado logo após o parto. Se o nascimento é prolongado, esse material fecal aparecerá no líquido amniótico. Ele já pratica os movimentos respiratórios e está se preparando para a vida fora do útero. Ele já é capaz de agarrar forte e se virar em direção à luz. A limitação de espaço continua a restringir a movimentação fetal. Os membros estão dobrados e acolados ao corpo fetal. Os ossos são flexíveis e a ossificação e endurecimento progridem. Ao nascimento, a tíbia (um osso longo da perna) está, em geral, completamente ossificada.

A MAMÃE

O corrimento vaginal pode estar mais forte agora e parece mais mucoso enquanto o bebê se prepara para nascer. Em que posição ele se encontra? Seja qual for a posição é assim que ele deve permanecer até o final da gravidez. Se seu bebê estiver de bumbum, você poderá necessitar uma cesariana ou seu médico poderá recomendar uma "versão externa", na qual o abdome é manipulado de tal forma a colocar o bebê de cabeça para baixo. Nessa fase o bebê pode vir a qualquer momento. Sua mala da maternidade está pronta?

O PAPAI

Esteja preparado. Coisas inesperadas podem acontecer durante o parto; assim tente planejar o máximo possível os eventos de nascimento e seja flexível se algo não acontecer como planejou. Tente ter todos os pequenos detalhes à mão: registro no hospital; rota a seguir e alternativas no caso de congestionamentos; conheça as entradas e estacionamentos do hospital; listas e telefones de quem será avisado; leve uma bateria extra para seu celular; a mala da mamãe e a sua para as necessidades no hospital; assento para crianças dentro do carro; máquina fotográfica; videocâmera, etc.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Maravilhoso...

Ganhei este livro bem no inicio da gravidez da minha sogra. Ele é maravilhoso, vale a pena ter. Abaixo um resumo do que trata, e é só com~ço pois tem muitas outras coisas até eles fiacrem maiores.


INTRODUÇÃO

Todos os bebês devem ser tratados com atenção e competência. Sua saúde nos dois primeiros anos é fundamental para toda a vida. Os melhores cuidados com ele nesta fase (o propósito deste livro) são indispensáveis para a formação de uma personalidade saudável. Destacamos aqui dez normas essenciais para auxiliar os pais a alcançarem tão trabalhoso objetivo:

1) O casal, antes de planejar uma gravidez, deverá observar a personalidade de cada um;

2) A gravidez deverá ser acompanhada por um obstetra;

3) Os partos normais demorados podem trazer problemas para o bebê, além do sofrimento materno. A parturiente não deve temer o parto cesáreo; atualmente, com os progressos da cirurgia e da anestesia, quase não existe risco;

4) O recém-nascido deve ser alimentado ao seio pelo menos até os seus seis primeiros meses;

5) O bebê deverá receber, com regularidade, as dez vacinas obrigatórias nos seus dezoito primeiros meses de vida;

6) A criança deverá ter a presença diária da mãe e do pai (que, maravilha!), pelo menos nos seus dois primeiros anos;

7) Um desmame para a introdução de outros alimentos deverá ser bem-orientado, observando e respeitando as rejeições, evitando-se o excesso de sal, de açúcar e de temperos em quantidades inadequadas;

8) Será necessário um bom treinamento emocional, mantendo ao máximo a mesma rotina diária.

9) Será uma sorte o bebê ter seus pais felizes, transmitindo-lhe alegria, boas condições de saúde e segurança;

10) Os pais devem escolher um pediatra baseando-se em confiança e compreensão recíprocas.

O bebê vai nascer _ A criança bem assistida nos seus dois primeiros anos de vida, que na idade escolar não se empanturrou com doces e frituras e na adolescência não fumou, não consumiu bebidas alcoólicas, não experimentou drogas e se dedicou a um esporte, terá toda probabilidade de chegar aos cem anos. Os pais deverão sempre acompanhar seu filho, sobretudo na idade escolar e na adolescência, cuidando de sua saúde física-mental-emocional para que ele possa enfrentar com êxito e paciência a competitividade da vida, convenientemente preparado.
PROVIDÊNCIAS QUE DEVERÃO SER TOMADAS ANTES DE O BEBÊ NASCER
a) os pais fizeram exame pré-concepcional? b) durante a gestação a mãe foi acompanhada e controlada por um obstetra, fazendo todos os exames por ele solicitados? c) procurou freqüentar algum curso de puericultura para aprender a cuidar do seu bebê ou leu algum livro com ensinamentos para melhor cuidar do seu filho? d) nesses primeiros trinta dias, você terá alguém para auxiliá-la? Será o pai, a avó, uma enfermeira, uma babá, uma amiga ou algum parente? Esta pessoa tem experiência suficiente ou apenas boa vontade? Tem bom equilíbrio emocional? É calma? Às vezes, uma auxiliar nervosa cria mais problemas do que soluciona; e) no caso de trabalhar fora, já solicitou sua licença de gestante? É um direito; f) na impossibilidade de o bebê ter o próprio quarto, o que é ideal, ele poderá ficar no quarto dos pais. Neste caso, deverá ter o seu cantinho, com berço e mesinha com gavetas, que poderá servir também como trocador, além dos seus objetos próprios. Alguns pais, em vez do berço, compram uma cama, que servirá quando ele tiver mais idade; g) providenciou o enxoval, com roupas adequadas ao clima de sua cidade? O ideal são roupas simples, claras e de fácil manuseio. E as fraldas estão em quantidade suficiente? Lembre às suas amigas que fraldas como presente são sempre bem-vindas! Em média, um recém-nascido usa 24 fraldas por dia; Durante a gestação, a mãe deve ser acompanhada por um obstetra, fazendo todos os exames solicitados. h) aprendeu como cuidar das fraldas e das roupinhas do bebê? Já aprendeu como cuidar dos bicos, mamadeiras e outros utensílios, inclusive como esterilizá-los? i) sabe alguma coisa de dieta infantil? Muitas moças, ao se casarem, às vezes não sabem sequer preparar um café; logo, muito menos saberão preparar um alimento ou um chá para o bebê; j) de acordo com seu futuro pediatra, já comprou os medicamentos que deverão fazer parte da farmacinha do bebê? l) escolheu os produtos de higiene que usará com seu filho? m) procurou falar com o médico que cuidará do bebê? Isto é muito importante; n) está decidida a amamentar seu filho? Você sabia que as mães que amamentam seus filhos dificilmente terão câncer de mama? Que a queda dos seios é mais freqüente nas mães que não querem amamentar? Que a afinidade entre mãe e filho é muito maior entre aquelas que amamentam do que naquelas em que a mamadeira substitui o seio? Acredite, amamentar seu filho é o maior prêmio que você pode ter! “O recém-nascido que é amamentado raramente adoece e, quando adoece, raramente morre.”


AS VANTAGENS DA ALIMENTAÇÃO NATURAL O bebê amamentado com leite humano, o único alimento com defesas contra doenças, tornase forte, inteligente, emocionalmente feliz! a) a criança nasceu para alimentar-se no seio materno. As vantagens do leite humano sobre o leite artificial, por mais modificado que ele seja, são incontestáveis; b) o colostro (nome dado ao leite na primeira semana de vida) é a primeira “vacina” que a criança recebe; ele possui lactoferrina e lisozima, substâncias que protegem o bebê contra infecções; possui elementos poderosos, chamados macrófagos e linfócitos, que produzem o interferon, importante na defesa contra viroses. Possui anticorpos (defesas) contra várias doenças, principalmente as diarréias infecciosas. O colostro protege a mucosa (parede) do intestino contra as infecções através da igA secretória (imunoglobulina A secretória), que impede a fixação de micróbios na mucosa intestinal. Assim, ao nascer, a criança possui defesa, que passa pela placenta por meio das imunoglobulinas G, fabrica sua defesa através das imunoglobulinas M e recebe pelo leite a imunoglobulina A, que não é encontrada no leite enlatado. A grande importância das imunoglobulinas é o fato de elas serem a maior defesa que os bebês têm contra as infecções; c) o ato de amamentar estimula também as glândulas internas da mulher, fazendo com que ela deixe de ovular, isto é, o leite materno vale como anticoncepcional. Quando a mulher jovem que amamenta volta a menstruar, seu leite continua saudável, mas ela corre o risco de engravidar outra vez; d) é mais nutritivo. O cálcio do leite humano é mais bem assimilado do que o do leite de vaca e o de remédios. As crianças têm probabilidade de se tornar mais altas; e) é mais higiênico, não havendo perigo de estar contaminado, causando perigosa infecção intestinal. O colostro é naturalmente amarelado e espesso, não se trata de pus! A falta de compreensão deste fenômeno natural leva ao desmame de muitas crianças; f) mamar ao seio não satisfaz apenas o organismo do bebê, mas também o seu espírito. A mamadeira dificilmente poderá substituir o seio materno, principalmente quando dada por outra pessoa; g) a mulher que amamenta conserva e aprimora sua beleza, destituindo de fundamentos a crendice de que amamentar faz os seios caírem. Entretanto, a nutriz (mulher que amamenta) deve evitar mingaus, cervejas pretas etc. que podem fazê-la engordar exageradamente. A dieta da nutriz deve ser normal, com um pouco mais de leite e frutas, sem açúcar. A nutriz volta à atividade sexual, após o período puerperal (um mês), sem problemas; h) dar o seio facilita a volta do útero ao seu tamanho normal. A involução uterina é mais rápida e a perda de sangue é menor, pois durante a sucção do seio há contrações uterinas facilitando a involução; i) o fator psicológico de querer amamentar é um fato incontestável; a mãe que deseja amamentar facilita a saída do leite; j) o leite materno protege contra a obesidade, pois a criança só toma a quantidade necessária, sem excessos, na composição exata para as suas necessidades; l) a mulher que nunca amamentou costuma apresentar seios doloridos após os 35 anos de idade; m) a amamentação protege contra o câncer de mama, que é muito raro em mulher que amamentou; n) dar o seio não modificará sua aparência, consistência ou volume, destituindo de fundamento a crendice de que o ato de amamentar faz os seios caírem.


AS DESVANTAGENS DA ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL a) sempre existe o risco de contaminação do leite animal, desde a ordenha até sua comercialização; b) pode ocorrer o preparo inadequado das mamadeiras, devido à manipulação das fórmulas de preparo por babás ignorantes, avós emotivas ou mães distraídas; c) o alimento artificial não fornece, como o leite humano, anticorpos, isto é, partículas existentes no sangue para defesa contra infecções; d) a dificuldade na digestão do leite de vaca pode predispor o bebê a vômitos e à diarréia, além de sua assimilação e digestão poderem ser mais difíceis; e) o bebê alimentado ao seio resiste muito melhor às infecções; f) o afastamento precoce de mãe e filho pode gerar futuros problemas psicológicos; g) o leite de vaca pode causar alergia alimentar muitas vezes grave, com ocorrência de asma, dermatites, diarréias, sinusites, otites etc.
Preparo dos seios para amamentar A partir do quinto mês de gravidez, cada seio deve ser submetido a massagens diárias, durante cerca de dez minutos, com alguma substância oleosa, visando ativar sua circulação e promover maior resistência dos mamilos (bicos dos seios). Desta forma também poderão ser corrigidos os bicos invertidos ou retraídos, que, se não forem cuidados a tempo, dificultarão enormemente a amamentação do recém-nascido. Os mamilos devem ser tracionados (puxados) suavemente, para ficarem mais salientes, obtendo-se melhor resultado se simultaneamente for comprimida a área circunvizinha. É de grande utilidade tentar a retirada de secreção láctea durante cada massagem. Tem-se comprovado que estes cuidados, principalmente o último conselho, tornam a amamentação muito mais fácil, diminuindo consideravelmente o temido “empedramento” do leite materno. Quando os mamilos são planos ou invertidos, a mãe deverá usar um protetor de mamilo dentro do sutiã nos últimos três meses de gravidez, para facilitar sua saída. Os primeiros dias são decisivos para a produção e a descida de leite, que deverá continuar até os seis meses ou mais. A mãe precisará da presença ou do auxílio de alguém experiente. E deve ter um sutiã firme e bem ajustado, pois os seios habitualmente ficam cheios nos dois primeiros dias e às vezes até o quarto dia. Deve-se usar o sutiã nos primeiros três meses de amamentação.
Seios flácidos (seios caídos) É indispensável um sutiã adequado durante a gravidez e depois do parto, mesmo que a mãe não pretenda amamentar, porque os seios ficam muito mais volumosos e vão afrouxando os ligamentos que os sustentam, o que pode contribuir para um futuro seio caído. Caso seja possível, deve se expor o seio por alguns minutos ao ar livre e ao sol. Isto tornará a pele dos seios mais resistente, sendo também importante na prevenção de problemas com os mamilos durante a amamentação. Com estes cuidados, as mães estarão preparando da melhor maneira uma amamentação prolongada e sem os obstáculos tão freqüentes e facilmente evitáveis, como os mamilos invertidos ou retraídos, pele dolorida, fissuras (rachaduras) etc. Para que o período inicial da amamentação transcorra sem problemas, com os seios (fissuras, rachaduras e dor), devem ser tomados os seguintes cuidados: aplicar compressas mornas nos seios antes de amamentar; massagear o seio na direção dos mamilos para que o leite comece a sair. Após a mamada, tente esvaziar o seio com uma bomba manual ou elétrica. Quanto mais vazio o seio estiver após a mamada, mais leite será produzido na próxima. Ainda um conselho oportuno: as mulheres que têm tendência a apresentar varizes estão propensas a tê-las durante a gravidez. O uso de meias-calças adequadas, que exercem compressão proporcional e reduzem a dilatação das veias, facilitando, assim, a circulação do sangue em velocidade normal, é um recurso aconselhável. Submeter-se à cirurgia plástica para aumentar os seios não interfere na amamentação, porém diminuí-los apresenta riscos de serem cortados os dutos lácteos, e o transplante dos mamilos pode impedir a amamentação.


Lenços umedecidos A limpeza freqüente e necessária da pele na área coberta pela fralda aumenta o seu ressecamento. Ao mesmo tempo, a pele fina dos recém-nascidos e das crianças pequenas reage de maneira especialmente sensível às irritações mecânicas como a fricção. Uma maneira prática, higiênica e, além de tudo, muito suave de fazer a limpeza de seu bebê a cada troca de fraldas é com o uso de lenços umedecidos. Assim como as fraldas descartáveis, os lenços umedecidos proporcionam a praticidade que a vida moderna exige e são muito úteis para limpar o bebê, inclusive durante o passeio. O lenço umedecido Nivea Baby é indicado por ter pH neutro para a pele e por ser isento de corantes e álcool. Assim, limpa suavemente e refresca a pele do bebê.


A FARMACINHA DO BEBÊ Material de toalete Este deve ser o mais simples possível: sabonete neutro, óleo e cremes próprios para o bebê, nada de perfumes, pinça, seringa de borracha, vidro de 220ml para água fervida, um pacote de algodão hidrófilo de 500g, fita adesiva (esparadrapo), cálice graduado de 100ml, colher de chá, plástica ou de metal, três termômetros (um clínico, de mercúrio, para temperatura retal, outro de recipiente comprido para temperatura axilar e um termômetro de banho), um tubo de vaselina e um vaporizador.
Medicamentos a) de rotina: solução de violeta genciana a 1%, sem álcool (20ml), água oxigenada a 10 volumes, 1 vidro (100g) de supositórios de glicerina para crianças pequenas, 1 vidro de álcool a 70º, guardados fora do quarto do bebê (frasco de 100ml de plástico; evite a garrafa de 1 litro de vidro, é perigoso); b) para febre: antitérmicos e analgésicos, em gotas ou em comprimidos (aspirinas, acetaminofen, dipirona). Para cólica, antiespasmódicos (Espasmo-Luftal); para as narinas: solução fisiológica; para a pele, ferimentos e queimaduras, pomada de bacitracina; para irritação e erupções, pomada de subnitrato de bismuto a 10% ou pasta d'água (ver a pág. 169); para manifestações alérgicas, cremes ou pomadas à base de cortisona.
Cuidado com os medicamentos a) os antibióticos em xarope devem ser conservados em lugar fresco e bem fechados. Poderão ser guardados por até quinze dias, não mais; b) os antibióticos em solução de gotas nasais só devem ser usados, uma vez abertos, durante três meses; c) os colírios, uma vez abertos, não devem ser usados por mais de um mês; d) a dose de aspirina para um bebê deve ser de 10 a 15mg/kg/dose, podendo ser repetida a cada quatro horas, não ultrapassando a dose de 60 a 80 mg/kg/dia; e) as ampolas: verifique bem sua validade; f) frascos para aplicação de injeções: uma vez abertos, deverão ser usados logo; de acordo com instrução médica, poderão ser empregados dentro de 24 horas; g) pomadas contendo antibióticos ou sulfas, bem como os medicamentos em pó, não devem ser conservados por mais de três meses; h) os pós deverão estar ao abrigo da umidade; i) xaropes, contendo algumas substâncias químicas, inclusive sulfamidas, bem como gotas nasais, não deverão ser conservados por mais de três meses; j) supositórios deverão ser conservados no refrigerador; l) as pomadas e os antibióticos para os olhos e para a pele não devem ser aplicados por mais de sete dias sem recomendação médica; m) a água do vaporizador deve sempre ser fervida, não use a da torneira. Não use remédios sem orientação do seu pediatra.

O QUARTO DO BEBÊ Luz apagada, vidraça aberta e porta fechada O quarto deverá ser bem arejado e deverá receber sol pela manhã e não à tarde. As paredes pintadas com cores discretas, de preferência azul-claro ou cinza, a óleo ou revestidas de papel, deverão ser facilmente laváveis com água e sabão. São contra-indicadas paredes com cores vivas (vermelho, rosa) ou cheias de figuras que acabarão por fatigar ou irritar o bebê. Os desenhos são permitidos em cortinas e no revestimento de cadeiras. Não pendure nas paredes muitos quadros ou mesmo enfeites diversos; no máximo dois. Recomenda-se um piso oleado, sem tapete; o piso cerâmico vitrificado é indicado. Os revestimentos de fórmica também poderão ser utilizados, sendo práticos e de fácil limpeza. Quando, por motivo de espaço, o bebê não pode ter o próprio quarto, que ele possa ter pelo menos seu cantinho, isto é, uma parte separada por pára-vento e contendo uma mesinha para os seus objetos. Nunca coloque seu bebê num quarto recém-pintado. Não coloque o berço no eixo janela/porta, a fim de evitar correntes de ar. O quarto não deverá ser limpo com vassoura ou espanador; use um aspirador de pó e também passe pano úmido. Se possível, o bebê deverá dormir só ou acompanhado; se não puder ter o seu quarto, poderá dormir no quarto dos pais. Mais de duas pessoas no quarto do bebê não é aconselhável. Os bebês, como as flores, são muito sensíveis às alterações de temperatura e umidade, bem como à ventilação e à poluição. O ambiente recomendável é entre 22 e 25º e a umidade entre 40 e 60%. A ventilação dependerá da posição da casa e do quarto e da poluição da cidade e do bairro em que vive a família. Os recursos práticos disponíveis são o ar-condicionado ou os circuladores de ar.


Ar-condicionado a) evite expor o bebê a temperaturas muito baixas pela madrugada; b) não deixe que o quarto fique com janelas e portas todas fechadas; c) deixe, de preferência, uma porta entreaberta; d) para evitar nariz e garganta secos, coloque no quarto uma bacia grande com água à noite; e) não deixe a criança despida; agasalhe-a de acordo com a temperatura; f) ligue o aparelho com a criança já no quarto, não a traga depois; g) não coloque a cama próxima ao ar-condicionado.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Novidades....

Ontem fomos fazer um ultrassom , minha médica pediu . O Bernardo esta super bem, seu peso 3012 e 46 cm. A Dra Lilian que faz nossa ultra falou que vai chegar a um 3600. Um grandinho....

E aproveitando o Bernardo, sua mamãe e seu papai, deixam aqui os parabéns para a Dinda do Be, que esta de aniversário hoje. Te amo muito mana.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Madrinhas do Bernardo....

Isso mesmo , ele já é tão amado que tem várias madrinhas. Acreditam? Mas vou contar porque.... Eu sempre falei que quando tivesse um bebê minha irmã iria batizar, e ai veio Bernardo, mas meu amore também tem irmãos e queria convidar um, então decidimos o seguinte convidamos a minha irmã(sou madrinha do mais velho dela) e meu cunhado Manuel casado com a Viviane. Tenho certeza de que fizemos a escolha certa, pois tanto minha irmã como a Vivi são pessoas maravilhosas e como dizem madrinha é segunda mãe. Só que tenho duas amigonas que agora dizem ser madrinhas do coração do Bernardo , então tá....

Dinda Viviane que organizou chá e Dinda Flavia (minha irmã)
mãe da fofinha Gabi que está aqui no Blog.






Dinda do coração com seu filhinho, ela não está nas fotos do Chá pois mora em São Paulo. Outra Dinda do Coração

36 SEMANA !!!!

O BEBÊ

Faltando cerca de 4 semanas para o final, o feto está quase pronto para nascer. Ele pode adentrar o canal de parto a qualquer momento a partir de agora. Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos bem como formando dobras no pescoço e cintura. As gengivas do bebê estão bem duras agora. Ele pesa em torno de 2800-2900 gramas e mede cerca de 46 cm.

A MAMÃE

Há cerca de um mês você deve estar indo ao seu médico 1 vez por semana. A média de ganho de peso até agora é de 10 a 14 quilos. Você deveria estar consumindo cerca de 2400-2800 calorias por dia. Seu corpo está trabalhando pesado agora e necessita de combustível de qualidade. Se você ainda não fez o teste para estreptococos beta-hemolítico (um germe que pode contaminar a bolsa das águas de forma silenciosa), pergunte ao seu médico sobre esse assunto. É também um bom momento para visitar o hospital onde você vai dar a luz.

O PAPAI

Algumas regras básicas: Você vai ficar nervoso ao segurar um ser humano pouco maior que uma bola de futebol, sabendo que ele é o seu filho(a). Você não vai se afogar ou entrar em asfixia ao trocar as fraldas úmidas do bebê.
Seriamente, é muito enervante segurar um bebê se contorcendo, especialmente quando seu pescoço e tão mole! Quanto mais você segura e manipula seu bebê, mais confortável você vai se sentir. Você deve ser capaz de fazer tudo que a mamãe faz pelo bebê, menos, é claro, amamentar. Fazendo essas pequenas coisas você vai desenvolver um vínculo profundo com o bebê, e ele se sentirá muito bem com isso.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Fotinhos do Chá Fraldas Bernardo

Mesa prontinha... Hum que delicia!!!!
Papai e mamãe antes do chá começar

Este bolinho mandei fazer para uma brincadeira que minha irmã viu em um programa de tv.
Que é o seguinte: Cada convidada tem dinheiro a retirar uma fitinha desta, mas apenas uma esta premiada com um bebezinho, então aquela que retirar a fita que tem bebezinho será a próxima a ter bebê e ganha o mini bolo.

Este bolo mandei fazer para ficar no centro da mesa.










quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Faltam 5 semanas!!!

O BEBÊ

A cabeça pode agora posicionar-se na pelve (o feto vira de cabeça para baixo) antes do parto. As gengivas apresentam os sulcos dentários. O sistema gastrointestinal é ainda muito imaturo e permanecerá assim até 3 a 4 meses após o nascimento. Armazena cerca de 15% de gordura e consegue manter a temperatura do corpo. O bebê pesa cerca de 2500-2600 gramas agora! Ele mede em torno de 44-45 cm dos pés à cabeça. O acúmulo de gorduras torna os braços e pernas mais gordinhos nessa semana. Já alcançou tamanho suficiente para ocupar quase todo o útero, e há menos espaço para movimentação. Os membros começam a formar dobras nos cotovelos e joelhos, punhos e pescoço. A pele tem aspecto rosa claro devido à proximidade dos vasos sangüíneos da sua superfície. A placenta representa agora cerca de 1/6 do peso fetal.

A MAMÃE

Seu médico pode orientar consultas mais regulares para avaliação do colo uterino (sinais de esvaecimento e dilatação) e da posição do bebê. Seu bebê não pode passar por uma cérvix normalmente fechada. O processo do trabalho de parto envolve afinar e dilatar a cérvix para permitir a passagem do feto pelo canal de parto. Sua cérvix está completamente dilatada ao atingir uma abertura de cerca de 10 cm de diâmetro.

O PAPAI

Está tudo bem no terceiro trimestre. A mamãe está pesada e cansada; o papai está nervoso e também cansado. Faça alguma coisa especial tipo lixar as unhas dela. Ela já não consegue ver ou atingir os pés, mas gostaria de chegar à maternidade com as unhas aparadas e feitas. Essas pequenas coisas deixarão você mais próximo dela.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Eu e Meu Amore treinando....


Pessoal esta é a nossa sobrinha Gabriella que nasceu dia 05 de Agosto, ela é linda!!! Mana parabéns!! Você merece ..... Te amo muitoooooooo...

Fotos do quartinho do Bernardo!


Oi Pessoal! Vamos colocar todos os dias fotinhos novas do quartinho do Bernardo.... Olha que fofa a cortina com cadeira de amamentação e o abajur.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

FALTAM EXATAMENTE 40 DIAS PARA PRAZO FINAL!

O BEBÊ

O bebê já responde como um recém-nascido, com seus olhos abrindo e fechando durante o ato de dormir e acordar. Há franco o desenvolvimento da imunidade para lutar contra as infecções. As unhas dos dedos das mãos estão atingindo as pontas dos dedos agora. Você deverá cortá-las durante os primeiros dias de nascimento. Ele pesa quase 2,5 quilos e mede cerca de 43 cm da cabeça aos pés.

A MAMÃE

No final desta semana você estará completando o 8º mês de gestação. Você esteve sentindo as contrações de "Braxton Hicks" nas últimas semanas e elas podem ter se intensificado. Elas normalmente não são dolorosas e não possuem uma regularidade. Elas estão preparando o útero para o parto. É hora de selecionar um pediatra para cuidar do seu bebê após o nascimento.

O PAPAI

A mamãe sente-se enorme e desajeitada agora. Ela pode estar chorosa e muito vulnerável ou mesmo de mau humor. Diga a ela o quanto ela é maravilhosa e que você vai ajudá-la a ser uma boa mãe, sendo um bom pai. Sirva um café da manhã na cama e ajude-a a sentir o quanto ela é uma mulher especial.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

A pedidos.....

estou colocando aqui o que foi consumido em meu chá de fraldas, para que todas que precisarem possam ter uma noção do que servir e suas quantidades. Lembrando que comprei bem mais do que esta aqui, mas somente esta quantidade foi consumida.



Papai e Mamãe....

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Bernardo deixa aqui uma homenagem ao Dia dos Pais ao seu Papai Mariano e ao seu Vovô Grover duas pessoas maravilhosas


Pai, desde que fui semeado aqui, minha Vida não tem sido ruim.No começo eu fui tomando forma, fui crescendo, crescendo e,agora, eu já pareço uma cópia (meio achatadinha) de você.
Pai, como tem água aqui!
Antes de sair, quero lhe dizer que não estou com medo.Alguns anjinhos me contaram que vou morar num lugar apelidado de " Planeta Água ".Então, creio que não vou estranhar muito.
Quero avisar-lhe que na hora em que eu sair, vou abrir um berreiro daqueles, tá?Afinal, vou dar de cara com um baita espaço e muita gente estranha em volta de mim !
No começo vou dar um pouquinho de trabalho, viu?Até eu me habituar, muitas vezes vou acordá-lo por causa de dorzinhas de barriga, de ouvido, resfriadinhos e aquelas coisas próprias de gente muito pequena.
Ah! ... não fique com ciúme da mamãe, viu?Por algum tempo ela deixará você meio em segundo plano,pois estará por demais ocupada com a grande novidade chamada EU.Isso não quer dizer que o Amor dela por você terá diminuído.
Na continuação, tudo irá se ajeitando, o Amor que teremos um pelo outro aumentará cada vez mais e, um belo dia,você se verá encomendando uma correntinha com umpingente de ouro incrustado com meu primeiro dente de leite. Mais adiante irei para a escola, nos finais de semana brincaremos juntos e, finalmente, um dia estarei crescido, talvez do seu tamanho ou até maior.
Lembrarei com saudade dos maravilhosos momentos que teremos passado juntos e, em todos os meus aniversários,eu lhe darei mais um daqueles emocionados abraços, dizendo:
"Segura mais esse, Pai!Filho criado é trabalho dobrado!"
Tô chegando, Pai!

Feliz Dia dos Pais a você meu Papai amado e ao meu vovô que já passou por esta experiência e me deu hoje você.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

33 SEMANA GESTAÇÃO


O BEBÊ


Nessa fase o líquido amniótico atinge o seu nível máximo na gravidez. Essa quantidade permanece constante até o final. O rápido crescimento do cérebro aumentou o tamanho da cabeça cerca de 1 cm nessa semana. A gordura continua a se depositar o que torna a cor da pele do bebê de vermelha para rosa. Ele pesa em torno de 2100-2200 gramas e mede cerca de 41 cm dos pés à cabeça.


A MAMÃE


Você está ganhando cerca de 300-500 gramas por semana. Um edema moderado é normal, mas se junto com ele há forte dor de cabeça, visão de pontos brilhantes enquanto repousa, um súbito inchaço em 2-3 dias, especialmente na face, náuseas, vômitos, tonturas e dor abdominal, contate imediatamente o seu médico. Você pode estar desenvolvendo um quadro de pré-eclâmpsia. Para confirmar é necessário fazer a pesquisa de aumento da pressão e a presença de proteínas na urina. Essa é uma complicação muito séria do 3º trimestre da gravidez e deve ser tratada com presteza. No entanto, não se alarme, pois nem sempre esses sintomas são de pré-eclâmpsia.

O PAPAI


Circuncisão: Se você vai ter um menino, será confrontado com a decisão de fazer ou não a circuncisão após o nascimento. Isso tem se tornado um ponto polêmico nos dias atuais. É uma decisão pessoal que os pais devem tomar com base na sua crença e religião.
A mãe deve estar montando a lista de avisos do nascimento de seu filho(a). Agora é o momento para saber quem deve ser avisado. Ajude-a.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

32 SEMANA GESTAÇAO

O BEBÊ


O feto repousa sobre o útero - não mais flutua. Os olhos se abrem na fase alerta e se fecham durante o sono. A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento. O feto começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico. As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas e o feto pode se arranhar. Os cabelos continuam a crescer. O bebê está próximo dos 2 quilos de peso e os cinco sentidos estão funcionando. Mede cerca de 38-39 cm dos pés à cabeça. O tecido gorduroso mais claro (menos vascularizado) deposita-se embaixo da pele dando uma aparência mais clara ao feto.

A MAMÃE

Você está indo ao médico a cada 1 ou 2 semanas agora. Seu útero está cerca de 15 cm acima do umbigo e está empurrando o estômago para cima, causando azia e empachamento após as refeições. Empurra também o diafragma e os pulmões, causando falta de ar. Começa também a pressionar o reto, causando constipação (intestino preso). Beba bastante líquido e coma boa quantidade de fibras, para aliviar a constipação. Faça uma alimentação fracionada (pequenas refeições com maior freqüência) para aliviar a azia e indigestão.


Amamentando seu bebê: Metade das crianças nascidas atualmente recebem aleitamento artificial. O que você fará?Para algumas mães, isso é uma decisão simples; para outras, muito difícil. E pode ser que você mude de idéia assim que o bebê nascer. A melhor coisa a fazer agora é aprender sobre ambas as maneiras de amamentar. Faça uma pesquisa sobre o assunto. Tire opinião com pessoas que já passaram por ambas experiências. Leia a respeito da importância do leite materno, mas não se culpe por não conseguir amamentar no peito.


O PAPAI

A decisão de como amamentar o bebê está mais com a mãe. Entretanto, é muito importante para o pai apoiar o método escolhido. Discuta seus sentimentos com a mãe e aprendam juntos os prós e contras. Então dê apoio integral à decisão final.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Musicoterapia na gravidez




A música estimula os bebês. Já foi comprovado cientificamente. A música aumenta a freqüência cardíaca e a atividade cerebral.
A música ajuda na comunicação, aprendizagem e sociabilidade do bebê.
As mamães que escutam música durante a gravidez estão se comunicando com o bebê. Tudo o que a mamãe sentir com a música estará transmitindo para o seu bebê. Se a música a deixar feliz o bebê também estará feliz, mas se a música a deixar triste o bebê também estará triste.
Os sons externos começam a ser ouvidos pelo bebê a partir da 16ª semana de gravidez. A audição é o primeiro sentido a despertar. A partir da 20ª semana começa a reagir perante os sons e na 25ª semana já sabe diferenciá-los.
Os especialistas preferem que as gestantes escutem músicas clássicas por acalmarem o bebê. Mas muitas mamães gostam de rock e outros tipos de música.
Na minha opinião, a mamãe deve ouvir a música que ela gosta, porque do que adianta ouvir algo que você ache monótono e chato. Será isso que você passará para o bebê.
O meu conselho é para quem gosta de ouvir músicas, é sentar-se em um local calmo e agradável, colocar a sua música preferida e escutá-la de maneira que toque o seu coração. Com essa sensação de felicidade o seu bebê se sentirá assim também. E ele aprenderá a distinguir vários tipos de som e
escolher um que seja preferido.
Outra sugestão é ir desde já cantando músicas infantis para que quando o seu bebê nascer e você cantá-las ele já as reconheça.
Faça assim, escolha uma música infantil que você goste muito ou que queira que o bebê escute depois que nascer. Pode ser cantada ou somente tocada. Depois que escolher, cante para o bebê todos os dias a mesma música. Você irá se surpreender depois do nascimento o quanto o seu bebê reconhecerá a música.
Cante quando o bebê tiver uma crise de choro e você notará como ele ficará calmo com a cantoria da música.
Bebês já nascem com gosto pela música e quanto mais você estimular o seu bebê mais ele irá gostar e quem sabe futuramente até ser um um astro?

Dia 26 de Julho foi dia da Vovó! O Bernardo,sua mamãe e seu papai deixam aqui uma homenagem a suas vovós Frida, Margit e a Bisa Olga.

Dia da vovó!!!
A você Vovó que nos cerca de muito carinho, de muito amor. Que nos faz todas as vontades. Que nos dá tudo sem nada pedir. Que nos ama mais que a si própria.

A você, minha querida vovó, que Deus a abençoe cada dia mais. Que nos dê a bênção de sempre tê-la conosco, nos dando muito amor, nos passando experiências, nos ouvindo com carinho, nos 'dengando', nos orientando, nos aconselhando, nos suportando sempre com muita paciência.

Você é para nós, seus netos, um grande exemplo de experiência, de trabalho, de honestidade, de paciência, de fé, de firmeza, e principalmente de muito amor. Amamos você Vovó...

quinta-feira, 24 de julho de 2008

31 SEMANA GESTAÇÃO

O BEBÊ!

O crescimento começa a diminuir um pouco a velocidade e o cérebro passa por mais um período de rápida expansão. O tamanho da cabeça aumenta à medida que o cérebro em crescimento empurra o crânio externamente, criando mais circunvoluções na superfície. Esse rápido crescimento aumenta o número de conexões entre as células nervosas individuais. A íris torna-se colorida e as pupilas respondem de modo reflexo à luz. Os cabelos crescem e tornam-se mais espessos. O único órgão importante que ainda não está totalmente pronto para o nascimento é o pulmão. As unhas dos dedos dos pés estão completamente formadas. Devido à falta de espaço no útero, as pernas ficam dobradas e encolhidas sobre si mesmas, o que é conhecido como posição fetal. No final dessa semana ele pesa cerca de 1700 gramas e mede em torno de 36-37 cm dos pés à cabeça.

A MAMÃE

Seu abdome pode estar mais dolorido à medida que seu útero vai esticando e aumentando. Ele agora está cerca de 14 cm acima do umbigo, a dez semanas do final. Como os ossos de seu bebê estão cada vez mais duros e fortes, suas necessidades de cálcio são maiores. Assegure-se de uma dieta rica em cálcio, proteínas, ferro e ácido fólico.

O PAPAI

A mãe pode se queixar muito dos desconfortos dessa fase da gravidez. Escute-a e dê o seu apoio e compreensão. Ajude-a a relaxar à noitinha fazendo massagens nas suas costas e pés. Isso parece simples, mas pode ser difícil para você lhe dar com esses desconfortos. Lembre-se: ela precisa que você esteja do lado dela e o que você fizer por ela, também estará fazendo pelo bebê. É a melhor maneira de se tornar um bom pai.

sábado, 19 de julho de 2008

Ultra-som 4D do Bernardo!



Olá pessoal, hoje pela manhã fizemos o ultra-som 4D do Bernardo! Que fofinho! Estamos na 30 semana gestacional e ele está pesando 1,70 Kg e está com aproximadamente 40 cm. Papai Mariano e Mamãe Fernanda foram com o vovô Grover e com a vovó Margit à clínica Materno-Fetal e todos ficamos admirados com as imagens do Bernardinho! Ele mexia para lá e para cá, colocava as mãozinhas na frente do rostinho, e os pezinhos também.
Viva a tecnologia!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Estamos 30 Semana falta agora 10 semanas !!!


O BEBÊ


Nosso pequeno príncipe pesa em torno de 1500 gramas agora. Mede cerca de 39 cm da cabeça aos pés. A superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso. Essas circunvoluções fornecem mais área e maximizam a disposição das células cerebrais. Respiração rítmica e a temperatura corpórea são agora controladas pelo cérebro. Aquele lanugo inicial está desaparecendo, exceto nas costas e ombros. As pálpebras se abrem e fecham e as unhas dos pés estão crescendo. O cabelo já está presente. Agora a medula óssea já é responsável pela produção de sangue (tarefa que era realizada pelo fígado e baço anteriormente). A pele torna-se mais lisa e plana à medida que os depósitos gordurosos acumulam-se sob ela. O tecido gorduroso começa a formar "ilhas" de gordura e passa a ser uma fonte de energia.


A MAMÃE


A melhor posição para dormir é deitada sobre o lado esquerdo. A aorta e a veia cava estão situadas um pouco à direita do centro de suas costas; assim, deitando do lado esquerdo, tanto quanto possível, melhora a circulação de sangue em seus órgãos e extremidades, permitindo melhor fluxo sangüíneo ao nível do útero. Você pode encontrar algum problema para conseguir dormir. Tente um daqueles travesseiros de maternidade para colocar sob a sua barriga, ao se deitar de lado, e mantenha a linha da coluna reta com a posição da cabeça. No final desta semana você está completando o 7º mês de gestação.

O PAPAI


Se você ainda não sabe o sexo do bebê seus parentes podem estar tentando fazer vários testes e desenvolver várias teorias para advinhar. Algumas dessas teorias são muito engraçadas. Por exemplo: se o pai é mais nervoso, uma menina está a caminho; se ele é mais calmo, é menino; se o pai faz muitos projetos no lar, é menino; se ele não faz esses projetos, é menina; se o pai ganha peso junto com a mãe, é menino; se ele mantém o peso é menina. E aí papai? O que está se passando com você?

terça-feira, 15 de julho de 2008

Tudo pronto para Chá de Fraldas!

Oi meninas!
Vou fazer meu chá no dia
19/07, quando já estarei com 7 meses de gestação completos, às 16:00hs no salão de festas do nosso prédio.
A princípio não queria fazer, pois já tenho tudo, faltam apenas algumas coisinhas. Mas minha cunhada, uma das dindas do Bernardo, isso mesmo, a titia Viviane deu a idéia. Viram como ele é chique? Tem duas dindas. A outra é a minha irmã Flavinha.
Então Vivi falou que tinha que fazer, e que iria organizar o Chá junto comigo. Decidi fazer e estou achando o máximo. As lembrancinhas eu mesma fiz, mas vou colocar no Blog somente depois, senão não será mais surpresa.

Segue abaixo convitinho que mandamos para nossas amigas, ele fechadinho em formato de convite fica mesmo lindo, minha irmã diz que o bebê é o Bernardo...

A listinha deu 50 pessoas, mas não sei se virão todas. E a pedidos, vou colocar tudo que encomendei e depois venho aqui colocar as fotinhos e a quantidade do que foi consumido para que todas que precisarem possam ter uma noção.
Pedimos apenas algumas coisinhas que estavam faltando como: aspirador nasal, termômetro para água, lenços umedecidos, algodão bolinha, sabonete líquido, shampoo johnson, talco johnson,pomada assadura bepantol e o restante, fraldas M e G.
Os "comes e bebes" foi encomendado, abaixo a listinha:
* Cachorro quente
* Nega maluca
* Docinhos
* Salgadinhos
* Empadões
* canudinhos
* Bolo (depois colocamos a foto vai ser lindo)
* Bolo Miniatura (surpresa depois contamos)
* Chá
* Café
* Refrigerante
* Suco
Sobre as brincadeiras, minha cunhada Viviane vai fazer, só que serão pouquinhas.
Bom é isso aí, o Bernardo continua mexendo bastante aqui na minha barriga, o que me deixa muito feliz e ansiosa para ver sua carinha fofa!!! Todos os dias fico imaginando com quem será que ele vai parecer mais: com a mamãe ou com o papai, se vai ter olhos claros ou escuros . Hahaha são tantas coisas que passam pela nossa cabeça, até a cor dos cabelinhos eu fico imaginando como vai ser...

Beijocas!!!!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

O tamanho do feto e a semana da gestação

Durante a gravidez, o feto cresce a todo instante. No começo, quase do tamanho de uma grãozinho de arroz, em apenas 20 semanas, já está medindo 24 cm. Na tabela abaixo, confira o seu comprimento, de acordo com o tempo da gestação.
Tempo da Gestação (em semanas)
Comprimento do feto
05 semanas 0,2 cm
06 semanas 0,3 cm
07 semanas 0,8 cm
08 semanas 1,2 cm
09 semanas 02 cm
10 semanas 04 cm
11 semanas 06 cm
12 semanas 08 cm
13 semanas 10 cm
14 semanas 13 cm
15 semanas 15 cm
16 semnas 17 cm
19 semanas 22 cm
20 semanas 24 cm
21 semanas 26 cm
22 semanas 28 cm
23 semanas 29 cm
24 semanas 30 cm
25 semanas 32 cm
26 semanas 33 cm
27 semanas 34 cm
28 semanas 35 cm
29 semanas 37 cm
30 semanas 39 cm
31 semanas 40 cm
32 semanas 41 cm
33 semanas 42 cm
34 semanas 44 cm
35 semanas 45 cm
36 semanas 47 cm
37 semanas 48 cm
38 semanas 49 cm
39 semanas 50 cm
40 semanas 51 cm

Atenção!Estes números servem apenas como referência, podendo ocorrer uma pequena variação para mais ou para menos.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Estamos na 29 Semana Gestação!

O BEBÊ

A cabeça do feto começa a ficar proporcional ao resto do corpo. Ele pesa cerca de 1300 gramas e mede em torno de 37 cm. O acúmulo de gordura sob a pele, continua. O cérebro já pode controlar a respiração primitiva e regular a temperatura do corpo; os olhos podem se mover nas órbitas. O bebê se torna sensível à luz, sons, gosto e cheiros. Aqui fica a pergunta: como o bebe pode sentir cheiro dentro do útero? (pergunte ao especialista )

A MAMÃE

Parece que você vai ficar grávida para sempre? Está um pouco mais desconfortável? Nessa fase a azia, a falta de ar, a respiração curta, as cãibras, as hemorróidas, a indigestão, o ressecamento da pele, pioram. O que fazer? Lembre-se de que são sintomas temporários. Enfatize os aspectos positivos da gravidez. Seu médico poderá ajudá-la muito agora. Veja os conselhos para solucionar os desconfortos da gravidez.

O PAPAI

Ajude a planejar o dia do nascimento. Aprenda sobre o parto e qual o seu papel nesse tão esperado dia. Sua ajuda é inestimável agora. O bebê ficará muito agradecido a vocês...

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Móveis Quartinho do Bernardo...


O armário com suas roupinhas, cômoda e o bercinho, que dentro por enquanto estão as lembrancinhas do Chá de Bebê.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Semanas e Meses de gestação


Correspondência entre
os meses e as semanas
de gestação:

1º mês: 4 semanas +2d
2º mês: 8 semanas +4d
3º mês: 13 semanas
4º mês: 17 semanas +2d
5º mês: 21 semanas +5d
6º mês: 26 semanas
7º mês: 30 semanas +2d
8º mês: 34 semanas +5d
9º mês: 39 semanas

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Entramos na 28 semana gestação!


O BEBÊ


Seu bebê está crescendo e se desenvolvendo a uma velocidade incrível. As sobrancelhas e os cílios agora estão presentes, e os cabelos estão mais espessos. As pálpebras se abrem e os olhos estão completamente formados. O corpo está mais roliço e rechonchudo. Pesa em torno de 1200-1300 gramas, mede cerca de 35 cm da cabeça aos pés. O tônus muscular está melhorando gradualmente. Os pulmões já são capazes de praticar a respiração, mas se o bebê nasce agora ainda teria muita dificuldade para respirar. Tente falar bastante com ele pois já é capaz de reconhecer a sua voz.


A MAMÃE


Nesse período você pode começar a sentir cãibras nas pernas, hemorróidas, varizes, indigestão ou empachamento após a alimentação, ressecamento da pele, inchaço, azia, etc. Seu útero está cerca de 12 cm acima do umbigo; a média de ganho de peso até agora está entre 8 a 12 quilos. Se você ainda não fez um teste de tolerância à glicose para saber se é portadora de Diabetes Gestacional, seu médico poderá pedi-lo nesta semana.
Em gestações de baixo risco suas consultas passam a ser quinzenais entre 28-36 semanas; a partir da 36ª semana elas passam a ser semanais. Durante essas consultas, seu médico vai checar a altura uterina, seu peso, pressão sangüínea, análise da urina (para pesquisa de infecção sem sintomas, açúcar e proteínas). Como o parto se aproxima, a posição do bebê é verificada e exames de toque vaginal são feitos para avaliar uma possível dilatação do colo uterino. Se alguma situação de alto risco é detectada (pré-eclâmpsia ou hipertensão induzida pela gravidez, Diabetes Gestacional, Placenta Prévia, Infecção Urinária, etc.), seu médico precisará de visitas mais freqüentes para melhor acompanhamento da sua saúde e do bem estar do bebê.


O PAPAI


Vamos celebrar o trimestre final. Vá ao Shopping e compre alguma coisa para o bebê e, é claro, para ela. Faça massagem com óleos sobre o abdome e nos pés da futura mamãe; ela vai adorar. Esteja envolvido com esse final de gestação e dê o máximo de sua atenção para ela. Agora ela precisa mais do que nunca