quinta-feira, 31 de julho de 2008

32 SEMANA GESTAÇAO

O BEBÊ


O feto repousa sobre o útero - não mais flutua. Os olhos se abrem na fase alerta e se fecham durante o sono. A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento. O feto começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico. As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas e o feto pode se arranhar. Os cabelos continuam a crescer. O bebê está próximo dos 2 quilos de peso e os cinco sentidos estão funcionando. Mede cerca de 38-39 cm dos pés à cabeça. O tecido gorduroso mais claro (menos vascularizado) deposita-se embaixo da pele dando uma aparência mais clara ao feto.

A MAMÃE

Você está indo ao médico a cada 1 ou 2 semanas agora. Seu útero está cerca de 15 cm acima do umbigo e está empurrando o estômago para cima, causando azia e empachamento após as refeições. Empurra também o diafragma e os pulmões, causando falta de ar. Começa também a pressionar o reto, causando constipação (intestino preso). Beba bastante líquido e coma boa quantidade de fibras, para aliviar a constipação. Faça uma alimentação fracionada (pequenas refeições com maior freqüência) para aliviar a azia e indigestão.


Amamentando seu bebê: Metade das crianças nascidas atualmente recebem aleitamento artificial. O que você fará?Para algumas mães, isso é uma decisão simples; para outras, muito difícil. E pode ser que você mude de idéia assim que o bebê nascer. A melhor coisa a fazer agora é aprender sobre ambas as maneiras de amamentar. Faça uma pesquisa sobre o assunto. Tire opinião com pessoas que já passaram por ambas experiências. Leia a respeito da importância do leite materno, mas não se culpe por não conseguir amamentar no peito.


O PAPAI

A decisão de como amamentar o bebê está mais com a mãe. Entretanto, é muito importante para o pai apoiar o método escolhido. Discuta seus sentimentos com a mãe e aprendam juntos os prós e contras. Então dê apoio integral à decisão final.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Musicoterapia na gravidez




A música estimula os bebês. Já foi comprovado cientificamente. A música aumenta a freqüência cardíaca e a atividade cerebral.
A música ajuda na comunicação, aprendizagem e sociabilidade do bebê.
As mamães que escutam música durante a gravidez estão se comunicando com o bebê. Tudo o que a mamãe sentir com a música estará transmitindo para o seu bebê. Se a música a deixar feliz o bebê também estará feliz, mas se a música a deixar triste o bebê também estará triste.
Os sons externos começam a ser ouvidos pelo bebê a partir da 16ª semana de gravidez. A audição é o primeiro sentido a despertar. A partir da 20ª semana começa a reagir perante os sons e na 25ª semana já sabe diferenciá-los.
Os especialistas preferem que as gestantes escutem músicas clássicas por acalmarem o bebê. Mas muitas mamães gostam de rock e outros tipos de música.
Na minha opinião, a mamãe deve ouvir a música que ela gosta, porque do que adianta ouvir algo que você ache monótono e chato. Será isso que você passará para o bebê.
O meu conselho é para quem gosta de ouvir músicas, é sentar-se em um local calmo e agradável, colocar a sua música preferida e escutá-la de maneira que toque o seu coração. Com essa sensação de felicidade o seu bebê se sentirá assim também. E ele aprenderá a distinguir vários tipos de som e
escolher um que seja preferido.
Outra sugestão é ir desde já cantando músicas infantis para que quando o seu bebê nascer e você cantá-las ele já as reconheça.
Faça assim, escolha uma música infantil que você goste muito ou que queira que o bebê escute depois que nascer. Pode ser cantada ou somente tocada. Depois que escolher, cante para o bebê todos os dias a mesma música. Você irá se surpreender depois do nascimento o quanto o seu bebê reconhecerá a música.
Cante quando o bebê tiver uma crise de choro e você notará como ele ficará calmo com a cantoria da música.
Bebês já nascem com gosto pela música e quanto mais você estimular o seu bebê mais ele irá gostar e quem sabe futuramente até ser um um astro?

Dia 26 de Julho foi dia da Vovó! O Bernardo,sua mamãe e seu papai deixam aqui uma homenagem a suas vovós Frida, Margit e a Bisa Olga.

Dia da vovó!!!
A você Vovó que nos cerca de muito carinho, de muito amor. Que nos faz todas as vontades. Que nos dá tudo sem nada pedir. Que nos ama mais que a si própria.

A você, minha querida vovó, que Deus a abençoe cada dia mais. Que nos dê a bênção de sempre tê-la conosco, nos dando muito amor, nos passando experiências, nos ouvindo com carinho, nos 'dengando', nos orientando, nos aconselhando, nos suportando sempre com muita paciência.

Você é para nós, seus netos, um grande exemplo de experiência, de trabalho, de honestidade, de paciência, de fé, de firmeza, e principalmente de muito amor. Amamos você Vovó...

quinta-feira, 24 de julho de 2008

31 SEMANA GESTAÇÃO

O BEBÊ!

O crescimento começa a diminuir um pouco a velocidade e o cérebro passa por mais um período de rápida expansão. O tamanho da cabeça aumenta à medida que o cérebro em crescimento empurra o crânio externamente, criando mais circunvoluções na superfície. Esse rápido crescimento aumenta o número de conexões entre as células nervosas individuais. A íris torna-se colorida e as pupilas respondem de modo reflexo à luz. Os cabelos crescem e tornam-se mais espessos. O único órgão importante que ainda não está totalmente pronto para o nascimento é o pulmão. As unhas dos dedos dos pés estão completamente formadas. Devido à falta de espaço no útero, as pernas ficam dobradas e encolhidas sobre si mesmas, o que é conhecido como posição fetal. No final dessa semana ele pesa cerca de 1700 gramas e mede em torno de 36-37 cm dos pés à cabeça.

A MAMÃE

Seu abdome pode estar mais dolorido à medida que seu útero vai esticando e aumentando. Ele agora está cerca de 14 cm acima do umbigo, a dez semanas do final. Como os ossos de seu bebê estão cada vez mais duros e fortes, suas necessidades de cálcio são maiores. Assegure-se de uma dieta rica em cálcio, proteínas, ferro e ácido fólico.

O PAPAI

A mãe pode se queixar muito dos desconfortos dessa fase da gravidez. Escute-a e dê o seu apoio e compreensão. Ajude-a a relaxar à noitinha fazendo massagens nas suas costas e pés. Isso parece simples, mas pode ser difícil para você lhe dar com esses desconfortos. Lembre-se: ela precisa que você esteja do lado dela e o que você fizer por ela, também estará fazendo pelo bebê. É a melhor maneira de se tornar um bom pai.

sábado, 19 de julho de 2008

Ultra-som 4D do Bernardo!



Olá pessoal, hoje pela manhã fizemos o ultra-som 4D do Bernardo! Que fofinho! Estamos na 30 semana gestacional e ele está pesando 1,70 Kg e está com aproximadamente 40 cm. Papai Mariano e Mamãe Fernanda foram com o vovô Grover e com a vovó Margit à clínica Materno-Fetal e todos ficamos admirados com as imagens do Bernardinho! Ele mexia para lá e para cá, colocava as mãozinhas na frente do rostinho, e os pezinhos também.
Viva a tecnologia!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Estamos 30 Semana falta agora 10 semanas !!!


O BEBÊ


Nosso pequeno príncipe pesa em torno de 1500 gramas agora. Mede cerca de 39 cm da cabeça aos pés. A superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso. Essas circunvoluções fornecem mais área e maximizam a disposição das células cerebrais. Respiração rítmica e a temperatura corpórea são agora controladas pelo cérebro. Aquele lanugo inicial está desaparecendo, exceto nas costas e ombros. As pálpebras se abrem e fecham e as unhas dos pés estão crescendo. O cabelo já está presente. Agora a medula óssea já é responsável pela produção de sangue (tarefa que era realizada pelo fígado e baço anteriormente). A pele torna-se mais lisa e plana à medida que os depósitos gordurosos acumulam-se sob ela. O tecido gorduroso começa a formar "ilhas" de gordura e passa a ser uma fonte de energia.


A MAMÃE


A melhor posição para dormir é deitada sobre o lado esquerdo. A aorta e a veia cava estão situadas um pouco à direita do centro de suas costas; assim, deitando do lado esquerdo, tanto quanto possível, melhora a circulação de sangue em seus órgãos e extremidades, permitindo melhor fluxo sangüíneo ao nível do útero. Você pode encontrar algum problema para conseguir dormir. Tente um daqueles travesseiros de maternidade para colocar sob a sua barriga, ao se deitar de lado, e mantenha a linha da coluna reta com a posição da cabeça. No final desta semana você está completando o 7º mês de gestação.

O PAPAI


Se você ainda não sabe o sexo do bebê seus parentes podem estar tentando fazer vários testes e desenvolver várias teorias para advinhar. Algumas dessas teorias são muito engraçadas. Por exemplo: se o pai é mais nervoso, uma menina está a caminho; se ele é mais calmo, é menino; se o pai faz muitos projetos no lar, é menino; se ele não faz esses projetos, é menina; se o pai ganha peso junto com a mãe, é menino; se ele mantém o peso é menina. E aí papai? O que está se passando com você?

terça-feira, 15 de julho de 2008

Tudo pronto para Chá de Fraldas!

Oi meninas!
Vou fazer meu chá no dia
19/07, quando já estarei com 7 meses de gestação completos, às 16:00hs no salão de festas do nosso prédio.
A princípio não queria fazer, pois já tenho tudo, faltam apenas algumas coisinhas. Mas minha cunhada, uma das dindas do Bernardo, isso mesmo, a titia Viviane deu a idéia. Viram como ele é chique? Tem duas dindas. A outra é a minha irmã Flavinha.
Então Vivi falou que tinha que fazer, e que iria organizar o Chá junto comigo. Decidi fazer e estou achando o máximo. As lembrancinhas eu mesma fiz, mas vou colocar no Blog somente depois, senão não será mais surpresa.

Segue abaixo convitinho que mandamos para nossas amigas, ele fechadinho em formato de convite fica mesmo lindo, minha irmã diz que o bebê é o Bernardo...

A listinha deu 50 pessoas, mas não sei se virão todas. E a pedidos, vou colocar tudo que encomendei e depois venho aqui colocar as fotinhos e a quantidade do que foi consumido para que todas que precisarem possam ter uma noção.
Pedimos apenas algumas coisinhas que estavam faltando como: aspirador nasal, termômetro para água, lenços umedecidos, algodão bolinha, sabonete líquido, shampoo johnson, talco johnson,pomada assadura bepantol e o restante, fraldas M e G.
Os "comes e bebes" foi encomendado, abaixo a listinha:
* Cachorro quente
* Nega maluca
* Docinhos
* Salgadinhos
* Empadões
* canudinhos
* Bolo (depois colocamos a foto vai ser lindo)
* Bolo Miniatura (surpresa depois contamos)
* Chá
* Café
* Refrigerante
* Suco
Sobre as brincadeiras, minha cunhada Viviane vai fazer, só que serão pouquinhas.
Bom é isso aí, o Bernardo continua mexendo bastante aqui na minha barriga, o que me deixa muito feliz e ansiosa para ver sua carinha fofa!!! Todos os dias fico imaginando com quem será que ele vai parecer mais: com a mamãe ou com o papai, se vai ter olhos claros ou escuros . Hahaha são tantas coisas que passam pela nossa cabeça, até a cor dos cabelinhos eu fico imaginando como vai ser...

Beijocas!!!!