segunda-feira, 12 de maio de 2008

Dia de Ultrassom!!!!

Hoje vamos fazer o ultrassom morfológico....
Mais tarde damos noticias.

Beijos a todos!!!!


Ultrassom Morfológico....

O Ultrassom Morfológico é um exame que permite avaliar toda
a anatomia interna e externa do feto em desenvolvimento.
Como é um Exame Morfológico?Quando realizado no período
entre 11-14 semanas, a via de acesso é preferencialmente
via transvaginal, podendo ser eventualmente por via transabdominal.
Quando realizado no período entre 18-24 semanas, a via de acesso é
via transabdominal, mas para a avaliação do colo uterino o exame
é feito via transvaginal.Por ser mais detalhado, o exame é mais
demorado que os outros, pois são verificados: o número de fetos,
a localização da placenta, a medida do colo uterino e toda a
Morfologia Fetal (Pólo Cefálico, Cérebro, Face, Coluna, Nuca,
Tórax, Coração, Abdome, Aparelho Genito-Urinário, Extremidades, etc).
Além disso, dependendo da fase em que é realizado, também são
identificados os seguintes parâmetros:Quando realizado no período
11-14 semanas é feita a identificação e a avaliação do saco gestacional,
a principal datação da gestação (que será utilizada como referência
para toda a gestação) e o comprimento do feto (CCN).
E quando realizado no período entre 18-24 semanas, é
realizada a Avaliação do Volume de Líquido Amniótico, do
grau placentário e na Morfologia Fetal é analisado também o Trato
Gastro-intestinal e a atividade e ritmo cardíaco.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Parabéns a Todas a Mamães!!!!!



Mãe carinhosa, mãe dengosa
Mãe amiga, mãe irmã Mãe sem ter gerado é a mãe de coração
Mãe solidão, Mãe de muitos, mãe de poucos Mãe de todos nós,
das mães Mãe dos filhos Mãe-pai: duas vezes mãe
Mãe lutadora e companheira Mãe educadora, mãe mestra
Mãe analfabeta, sábia mãe Mãe dos simples e dos pobres
dos que nada têm e dos que tudo têm
Mãe do silêncio, mãe comunicação
Mãe dos doentes e dos sãos Mães dos que plantam e dos que colhem
Mãe de quem nada fez e de quem compra feito
Mãe de quem magoou e de quem perdoou
Mãe rica, mãe pobre Mãe dos que já foram, mãe dos que ficaram
Mãe dos guerreiros e dos guerreados
Mãe que sorri, mãe que chora Mãe que abraça e afaga
Mãe presente, mãe ausente Mãe do sagrado, mãe da luz
Mãe de Jesus e mãe nossa.
Mãe é sempre mãe....


Uma homenagem nossa a todas as mamães ....

Em especial a minha mãe Frida, a minha mãe-avó Olga, a minha irmã amada Flavia, a minha sogra Margit , e a minha linda Lú....

Beijos

quinta-feira, 8 de maio de 2008




20.a semana de gestação!

O Bebê....

Estamos na metade do caminho da gestação e o bebê dorme e acorda como
um recém-nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar.
A presença dos pelos temporários,denominados de "lanugo", aparecem na cabeça.
O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos
pelos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a se formar.
O vérnix (que consiste de pele morta, células do lanugo e óleo das glândulas
sebáceas) está agora completamente formado e visível, cobrindo a pele.

A Mamãe....

O útero está no nível da cicatriz umbilical. Você pode estar com a região do umbigo
muito sensível porque o útero a está pressionando.Forma-se uma linha escura
("linha nigra") entre os pelospubianos e a cicatriz umbilical; ela vai desaparecer após
o parto. Os movimentos do bebê são mais perceptíveis e mais fortes agora. Se você quer
fazer um exame de ultra-sompara verificar a idade gestacional e se há malformações
no bebê, esse é o momento certo.

O Papai...


Você pode começar a procurar os diversos tipos de cursos para a gestação e o parto
e deve participar, junto com a mãe, de todas as aulas. É hora de conhecer várias
maternidades e o esquema de funcionamento de cada uma. Alguns pais são relutantes
enquanto outros ficam entusiasmados com os cursos para gestantes. Você deve
participar ativamente e perguntar muito sobre as suas dúvidas. O mais importante
é que você vai compartilhar a experiência com outros pais e vai perceberque você
não é o único a sentir medo de ser pai.




sexta-feira, 14 de março de 2008

2.o Ultra-som!!!

Hoje fomos novamente à Clínica Santa Helena para fazer o segundo ultrassom da "nossa"gravidez... É um exame importantíssimo para observar se está tudo bem com o bebêzinho. A médica informou que está tudo bem e mediu o bebê, que está com 9 cm!!! Bem agitadinho, mexendo os bracinhos e as perninhas pra lá e pra cá... Segundo a médica, o narizinho puxou o da Fernanda (ufa!) e já pôde dar um palpite, quase certeiro: é MENINO.

sábado, 8 de março de 2008

Dia Internacional das Mulheres


Parabéns a todas as mulheres de mundo, em especial às que lêem este blog e acompanham a "nossa gravidez"....

11.a semana de gestação!

O bebê....
A partir de agora o bebê é chamado de feto. A parte mais crítica do desenvolvimento já terminou. Esse é um período de rápido crescimento e desenvolvimento, e o bebê tem cerca de 26 mm de comprimento no início da semana, atingindo cerca de 50 mm no final da mesma. O bebê pesa em torno de 10 gramas no final dessa semana. A cabeça do bebê representa metade de seu tamanho. As pálpebras se fecham e se fundem e as íris começam a se desenvolver. Em algum momento dessa semana ou da próxima, o sangue começará a circular entre o bebê e o útero. A placenta começa a funcionar como tal.

A futura mamãe....
Seu útero está do tamanho de uma laranja baiana madura. Seu apetite deve estar melhor e as náuseas cedem, embora alguns odores ainda possam incomodá-la...

segunda-feira, 3 de março de 2008

Que sono!


Fernanda está com muito sono ultimamente... Dizem que a gravidez deixa as futuras mamães com muito sono, e estamos comprovando isso na prática... São em média 3 bocejos por minuto... Brincadeira hehehe... Mas que o sono aumentou, ah isso aumentou!