segunda-feira, 26 de maio de 2008

Este é o meu Vovô ele é muito fofo!!!!

Meu Papai e Minha Mamãe decidiram meu nome....

Vou me chamar :




que significa :forte como um urso, audacioso, destemido.

Encontramos este poema que são para as minhas duas vovós e ao meu vovô!

A ARTE DE SER AVÓS

Raquel de Queiroz

Netos são como heranças: você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu. É, como dizem os ingleses, um acto de Deus. Sem se passarem as penas do amor, sem os compromissos do matrimônio, sem as dores da maternidade. E não se trata de um filho apenas suposto, como o filho adotado: o neto é realmente o sangue do seu sangue, filho de filho, mais filho que o filho mesmo...
Quarenta anos, quarenta e cinco... Você sente, obscuramente, nos seus ossos, que o tempo passou mais depressa do que esperava. Não lhe incomoda envelhecer, é claro. A velhice tem as suas alegrias, as suas compensações — todos dizem isto embora você pessoalmente, ainda não as tenha descoberto — mas acredita.
Todavia, também obscuramente, também sentida nos seus ossos, às vezes lhe dá aquela nostalgia da mocidade. Não de amores nem de paixões: a doçura da meia-idade não lhe exige essas efervescências. A saudade é de alguma coisa que você tinha e lhe fugiu sutilmente junto com a mocidade. Bracinhos de criança no seu pescoço. Choro de criança. O tumulto da presença infantil ao seu redor. Meus Deus, para onde foram as suas crianças? Naqueles adultos cheios de problemas que hoje são seus filhos, que têm sogro e sogra, cônjuge, emprego, apartamento a prestações, você não encontra de modo nenhum as suas crianças perdidas. São homens e mulheres - não são mais aqueles que você recorda.
E então um belo dia, sem que lhe fosse imposta nenhuma das agonias da gestação ou do parto, o doutor lhe põe nos braços um menino. Completamente grátis — aquela criancinha da sua raça, da qual você morria de saudades, símbolo ou penhor da mocidade perdida. Pois aquela criancinha, longe de ser um estranho, é um menino que lhe é "devolvido". E o espantoso é que todos lhe reconhecem o seu direito de o amar com extravagância; ao contrário causaria escândalo e decepção se você não o acolhesse imediatamente com todo aquele amor recalcado que há anos se acumulava, desdenhado, no seu coração.
Sim, tenho certeza que a vida nos dá os netos para nos compensar de todas as mutilações trazidas pela velhice. São amores novos, profundos e felizes que vêm ocupar aquele lugar vazio, nostálgico, deixado pelos arroubos juvenis. Aliás, desconfio muito de que os netos são melhores que namorados, pois que as violências da mocidade produzem mais lágrimas do que enlevos.
No entanto — no entanto! — nem tudo são flores no caminho da avó. Há, acima de tudo, o entrave maior, a grande rival: a mãe. Não importa que ela , em si, seja sua filha. Não deixa por isso de ser mãe do garoto. Não importa que ela, hipocritamente ensine o menino a lhe dar beijos e a lhe chamar de "vovozinha", e lhe conte que de noite, às vezes, ele de repente acorda e pergunta por você. São lisonjas, nada mais. No fundo ela é rival mesmo. Rigorosamente, nas suas posições respectivas, a mãe e a avó representam, em relação ao neto, papéis muito semelhantes ao da esposa e da amante dos triângulos conjugais. A mãe tem todas as vantagens da domesticidade e da presença constante. Dorme com ele, dá-lhe de comer, dá-lhe banho, veste-o. Embala-o de noite. Contra si tem a fadiga da rotina, a obrigação de educar e o ônus de castigar.
Já a avô, não tem direitos legais, mas oferece a sedução do romance e do imprevisto. Mora em outra casa. Traz presentes. Faz coisas não programadas. Leva a passear, "não ralha nunca". Deixa lambuzar de pirulitos. Não tem a menor pretensão pedagógica. É a confidente das horas de ressentimento, o último recurso nos momentos de opressão, a secreta aliada nas crises de rebeldia. Uma noite passada em sua casa é uma deliciosa fuga à rotina, tem todos os encantos de uma aventura. Lá não há linha divisória entre o proibido e o permitido. Dormir sem lavar as mãos, recusar a sopa e comer croquetes, tomar café — café! — mexer no armário da louça, fazer trem com as cadeiras da sala, destruir revistas, derramar a água do gato, acender e apagar a luz elétrica mil vezes se quiser e até fingir que está discando o telefone. Riscar a parece com o lápis dizendo que foi sem querer — e ser acreditado! Fazer má-criação aos gritos e, em vez de apanhar, ir para os braços da avó e de lá escutar os debates sobre os perigos e os erros da educação moderna.
Sabe-se que, no reino dos céus, o cristão defunto desfruta os mais requintados prazeres da alma. Porém esses prazeres não estarão muito acima da alegria de sair de mãos dadas com o seu neto, numa manhã de sol. E olhe que aqui embaixo você ainda tem o direito de sentir orgulho, que aos bem-aventurados será defeso. Meu Deus, o olhar das outras avós, com os seus filhotes magricelas ou obesos, a morrerem de inveja do seu maravilhoso neto.
E quando você vai embalar o menino e ele, tonto de sono, abre um olho, lhe reconhece, sorri e diz: "Vó!", seu coração estala de felicidade, como pão ao forno.
E o misterioso entendimento que há entre avó e neto, na hora em que a mãe o castiga, e ele olha para você, sabendo que se você não ousa intervir abertamente, pelo menos lhe dá sua incondicional cumplicidade...
Até as coisas negativas se viram em alegrias quando se intrometem entre avó e neto: o bibelô de estimação que se quebrou porque o menininho — involuntariamente! — bateu com a bola nele. Está quebrado e remendado, mas enriquecido com preciosas recordações: os cacos na mãozinha, os olhos arregalados, o beiço pronto para o choro; e depois, o sorriso malandro e aliviado porque "ninguém" se zangou, o culpado foi a bola mesma, não foi, Vó? Era um simples boneco que custou caro. Hoje é relíquia: não tem dinheiro que pague.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Entramos na 22 Semana de Gestação!


O BEBÊ

O bebê está perto de meio quilo, ainda muito magrinho, porém muito desenvolvido. Mede cerca de 26 cm da cabeça aos pés. Os cílios e as sobrancelhas estão agora formados e o cérebro começa a crescer rápido (um crescimento que dura até os 5 anos de idade após o nascimento). Se ele é um menino, seus testículos começam a descer da pelve para a bolsa escrotal. As pernas se aproximam do comprimento proporcional final em relação ao corpo.



A MAMÃE

No final desta semana estaremos completando o 5º mês de gravidez. Seu útero está cerca de 3 cm acima do umbigo. Você deve estar ganhando peso de uma forma mais estável e constante. O peso extra pode começar a incomodar suas costas. Use sapatos de salto baixo e evite ficar sentada ou deitada por longos períodos de tempo. Quando sentada use um suporte para manter os joelhos mais elevados que o quadril.



O PAPAI

Alguns casais não têm dificuldade em concordar com o nome do bebê. Outros travam a 3ª guerra mundial. Procure em uma lista de nomes algumas idéias para o nome do seu bebê. Pegue na lista dez nomes que mais gosta. Peça à mamãe para fazer o mesmo. Se você ainda não sabe o sexo, escolha nomes para meninos e meninas. Achem os nomes nas duas listas que vocês realmente odeiam. Se nenhum dos nomes que sobreviveram a essa brincadeira servem, paciência... Tentem novamente ou visitem "sites" de nomes para bebes, na Web, existem vários.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

21 Semana Gestação

O BEBE

A fase de crescimento rápido começa a reduzir. Os cílios e o couro cabeludo
tornam-se mais visíveis e o feto pisca mais freqüentemente. O lanugo cobre
completamente o corpo, embora seja mais concentrado em torno da cabeça,
pescoço e face. O feto já pode sugar dentro do útero. O coração cresce muito nessa fase e os batimentos cardíacos tornam-se mais fortes. Os testículos dos fetos masculinos descem da pelve para a bolsa escrotal. As pernas estão atingindo sua proporção relativa ao corpo. Os braços e pernas movem-se com mais força, enquanto os músculos se tornam mais fortes. O esqueleto torna-se mais endurecido.
A força das mãos acentua-se. Pesa cerca de 400 gramas e mede em torno de 23 cm da cabeça aos pés.


A Mamãe

Agora você aparenta estar realmente grávida. Seu útero está cerca de 2 cm
acima da cicatriz umbilical. A média de ganho de peso até agora é de 4 a 8 quilos.
Se você está fazendo uma dieta saudável, não precisa ficar contando quilos e calorias. Emocionalmente, você está mais estável e confortável. Suas coxas e pés podem estar mais inchados, especialmente no final do dia. Beba bastante água e descanse com os membros inferiores mais elevados que o tronco.


O papai

Com o segundo trimestre sendo mais fácil, esse é um bom momento para
refletir juntos. O primeiro trimestre "sacal" já é uma memória e o "pesado"
terceiro trimestre está por se iniciar. Agora é um bom momento para fazer
uma viagem juntos (férias). Cheque com seu médico se realmente você pode
viajar.

terça-feira, 13 de maio de 2008

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Dia de Ultrassom!!!!

Hoje vamos fazer o ultrassom morfológico....
Mais tarde damos noticias.

Beijos a todos!!!!


Ultrassom Morfológico....

O Ultrassom Morfológico é um exame que permite avaliar toda
a anatomia interna e externa do feto em desenvolvimento.
Como é um Exame Morfológico?Quando realizado no período
entre 11-14 semanas, a via de acesso é preferencialmente
via transvaginal, podendo ser eventualmente por via transabdominal.
Quando realizado no período entre 18-24 semanas, a via de acesso é
via transabdominal, mas para a avaliação do colo uterino o exame
é feito via transvaginal.Por ser mais detalhado, o exame é mais
demorado que os outros, pois são verificados: o número de fetos,
a localização da placenta, a medida do colo uterino e toda a
Morfologia Fetal (Pólo Cefálico, Cérebro, Face, Coluna, Nuca,
Tórax, Coração, Abdome, Aparelho Genito-Urinário, Extremidades, etc).
Além disso, dependendo da fase em que é realizado, também são
identificados os seguintes parâmetros:Quando realizado no período
11-14 semanas é feita a identificação e a avaliação do saco gestacional,
a principal datação da gestação (que será utilizada como referência
para toda a gestação) e o comprimento do feto (CCN).
E quando realizado no período entre 18-24 semanas, é
realizada a Avaliação do Volume de Líquido Amniótico, do
grau placentário e na Morfologia Fetal é analisado também o Trato
Gastro-intestinal e a atividade e ritmo cardíaco.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Parabéns a Todas a Mamães!!!!!



Mãe carinhosa, mãe dengosa
Mãe amiga, mãe irmã Mãe sem ter gerado é a mãe de coração
Mãe solidão, Mãe de muitos, mãe de poucos Mãe de todos nós,
das mães Mãe dos filhos Mãe-pai: duas vezes mãe
Mãe lutadora e companheira Mãe educadora, mãe mestra
Mãe analfabeta, sábia mãe Mãe dos simples e dos pobres
dos que nada têm e dos que tudo têm
Mãe do silêncio, mãe comunicação
Mãe dos doentes e dos sãos Mães dos que plantam e dos que colhem
Mãe de quem nada fez e de quem compra feito
Mãe de quem magoou e de quem perdoou
Mãe rica, mãe pobre Mãe dos que já foram, mãe dos que ficaram
Mãe dos guerreiros e dos guerreados
Mãe que sorri, mãe que chora Mãe que abraça e afaga
Mãe presente, mãe ausente Mãe do sagrado, mãe da luz
Mãe de Jesus e mãe nossa.
Mãe é sempre mãe....


Uma homenagem nossa a todas as mamães ....

Em especial a minha mãe Frida, a minha mãe-avó Olga, a minha irmã amada Flavia, a minha sogra Margit , e a minha linda Lú....

Beijos

quinta-feira, 8 de maio de 2008




20.a semana de gestação!

O Bebê....

Estamos na metade do caminho da gestação e o bebê dorme e acorda como
um recém-nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar.
A presença dos pelos temporários,denominados de "lanugo", aparecem na cabeça.
O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos
pelos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a se formar.
O vérnix (que consiste de pele morta, células do lanugo e óleo das glândulas
sebáceas) está agora completamente formado e visível, cobrindo a pele.

A Mamãe....

O útero está no nível da cicatriz umbilical. Você pode estar com a região do umbigo
muito sensível porque o útero a está pressionando.Forma-se uma linha escura
("linha nigra") entre os pelospubianos e a cicatriz umbilical; ela vai desaparecer após
o parto. Os movimentos do bebê são mais perceptíveis e mais fortes agora. Se você quer
fazer um exame de ultra-sompara verificar a idade gestacional e se há malformações
no bebê, esse é o momento certo.

O Papai...


Você pode começar a procurar os diversos tipos de cursos para a gestação e o parto
e deve participar, junto com a mãe, de todas as aulas. É hora de conhecer várias
maternidades e o esquema de funcionamento de cada uma. Alguns pais são relutantes
enquanto outros ficam entusiasmados com os cursos para gestantes. Você deve
participar ativamente e perguntar muito sobre as suas dúvidas. O mais importante
é que você vai compartilhar a experiência com outros pais e vai perceberque você
não é o único a sentir medo de ser pai.